Este não é o site do Conselho Federal de Biologia, o site oficial é: http://www.cfbio.gov.br/

Sobre a Biologia

Biologia

O campo da biologia é tão amplo e abrangente que se torna difícil conceituar em poucas palavras a que se refere. Resumidamente, pode-se dizer que a biologia se detém a estudar os seres vivos. Aprofundando um pouco mais esta informação, podemos dizer que a biologia estuda todos os tipos de seres vivos, animais ou vegetais, unicelulares ou pluricelulares, aeróbios ou anaeróbios. Além disso, a biologia se preocupa em analisar de que forma os seres interagem, pensando suas relações, bem como com o ambiente em que vivem.
Por ser tão ampla, a biologia se divide em vários ramos, que, por sua vez, acabam por se desdobrar em vários outros. A Microbiologia, por exemplo, divide-se entre a Virologia, a Micologia, a Parasitologia e a Bacteriologia. Já a Zoologia divide-se em: Mastozoologia, Ornitologia, Ictiologia, Malacologia, Helmintologia e outras.
Não há indícios certeiros sobre quem teria cunhado o nome “biologia”. Todavia, é aceitável que a nomenclatura tenha sido dada por Karl Friedrich, em 1800. É de se levar em conta, também, que o sentido moderno da biologia, quer dizer, assim como a compreendemos atualmente, foi dado por Gottfried Reinhold Treviranus e Jean-Baptiste Lamarck, em 1802. Isso não quer dizer que antes desta data não houvesse nenhum estudioso dos seres vivos e dos ambientes, esta data apenas marca o sentido e nomenclatura atual. Desde os tempos mais primórdios o homem observa a natureza, aprendendo, com isso, sobre a sua sistemática. Inicialmente, pela falta de recursos, a biologia baseava-se mais na observação. Foi apenas com o tempo que experiências passaram a ser feitas com mais freqüência.