Este não é o site do Conselho Federal de Biologia, o site oficial é: http://www.cfbio.gov.br/

A Bioética

Bioética

Um dos ramos mais interessantes e polêmicos da biologia é a bioética. Esta subdivisão é relativamente recente, e é cada vez mais discutida diretamente proporcional ao desenvolvimento tecnológico. A bioética é um estudo que não abarca apenas preceitos biológicos, mas que une-se a outras matérias para discutir pontos polêmicos proporcionados pela avanço da pesquisa biológica. Para isso, a união com a Filosofia, mais especificamente com a ética, com o Direito e com diversas Ciências da Saúde se faz necessário.

Basicamente, a bioética preocupa-se com questões que ainda não criaram um consenso não só dentro do campo da ciência, mas também para toda a sociedade.
A clonagem é um dos exemplos de assuntos tratados pela bioética. As pesquisas em clonagem se desenvolvem mais a cada dia, mas muita polêmica é feita ao redor disto. Afinal, para que usaremos a clonagem? Seremos capazes de clonar seres humanos? E se sim, para qual intuito? Produções literárias e cinematográficas de ficção científica já trataram deste assunto algumas vezes.
E a respeito das células tronco, vê-se que a tecnologia já foi criada, e sabe-se que o uso destas células pode ser de grande ajuda à cura e tratamento de várias doenças. Todavia, alguns grupos ainda não concordam com o seu uso, principalmente no caso em que são retiradas as células do cordão umbilical de bebês recém nascidos.
Em casos como este, a reflexão dá-se através do desenvolvimento científico biológico em junção com a preocupação moral e ética, geralmente amplas discussões que ultrapassam as fronteiras científicas, chegando à sociedade em geral.